select noticia_noticia.noticia_noticia_id, noticia_noticia.noticia_noticia_publicacao, noticia_noticia.noticia_noticia_titulo, noticia_noticia.noticia_noticia_subtitulo, noticia_noticia.noticia_noticia_conteudo, noticia_noticia.noticia_noticia_imagem, noticia_noticia.noticia_noticia_imagem_legenda, noticia_noticia.noticia_noticia_situacao, noticia_noticia.noticia_noticia_hash, noticia_grupo.noticia_grupo_id, noticia_grupo.noticia_grupo_titulo, noticia_grupo.noticia_grupo_codigo, noticia_grupo.noticia_grupo_ordem, noticia_grupo.noticia_grupo_situacao, noticia_grupo.noticia_grupo_hash from noticia_noticia left join noticia_noticia_grupo on noticia_noticia.noticia_noticia_id = noticia_noticia_grupo.noticia_noticia_id left join noticia_grupo on noticia_grupo.noticia_grupo_id = noticia_noticia_grupo.noticia_grupo_id where noticia_noticia.noticia_noticia_id = 352 and noticia_noticia.noticia_noticia_situacao = 'S' limit 1
O veículo é a primeira emissora de rádio do interior do país a ser integrada à Rede Legislativa de Rádio e TV
A Rádio Câmara de Bauru completou 10 anos de criação e foi homenageada em sessão solene realizada na segunda-feira (10) no plenário da Câmara, intitulado Benedito Moreira Pinto. O presidente da Casa, vereador Markinho Souza, foi quem conduziu a solenidade.
Atual diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru, o jornalista Marcelo Malacrida foi quem teve a ideia de criar o veículo, em 2011. Neste ano, foi assinado um acordo entre a instituição e a Câmara dos Deputados para viabilizar o canal aberto da TV do Parlamento municipal. A cláusula 5ª do acordo previa a criação da rádio.
Em 2014, o Ministério das Comunicações outorgou para o Parlamento federal seis canais de rádio, entre os quais o da cidade de Bauru.
- À época, a Rede Legislativa de Rádio de TV, da Câmara dos Deputados, nos convidou para realizar o projeto de implantação de uma rádio legislativa FM para as câmaras municipais. Aceitamos de imediato e em setembro de 2014 nós entregamos o primeiro projeto técnico - disse Malacrida, que foi presidente da ASTRAL no biênio 2020-2021.
Em atividade desde o dia 5 de março de 2015, a Rádio Câmera de Bauru pode ser sintonizada na frequência 93,9 Mhz, chegando a lugares que ficam até 50 quilômetros de distância da cidade. O veículo é pioneiro no país no que diz respeito ao trabalho com duas câmeras robóticas e uma câmera compacta de ação, recurso que permite integrar a produção dos conteúdos da rádio e da TV.
A programação conta com alguns destaques, entre os quais as transmissões ao vivo das sessões legislativas, o boletim informativo "Fala Câmara", entrevistas ao vivo com os vereadores e o programa "Espaço Aberto", que aborda demandas dos moradores da cidade, incluindo temas sociais e culturais. A grade de programação da rádio também reserva espaço a execução de músicas regionais, nacionais e internacionais de diferentes gêneros, como MPB, rock, pop, samba e blues.
A jornalista Lidiane Oliveira, chefe de Serviço da emissora, adianta sobre um dos próximos projetos que está sendo pensado para a rádio:
- O nosso foco é ter uma programação que contemple cada vez mais uma pluralidade de vozes, bandeiras e falas. Há o projeto para a criação de um programa que seja um espaço para construção e discussão de pautas diversas, essencialmente a partir do olhar feminino, conduzido por quatro mulheres jornalistas com perfis distintos e que fazem parte do nosso quadro de profissionais - disse.
Após dez anos de criação do canal, Marcelo Malacrida celebra o desenvolvimento e as conquistas do veículo:
- Eu tenho convicção de que acertamos quando criamos esse projeto. Conseguimos fazer aqui em Bauru algo pioneiro, que é a integração dos eixos de comunicação da Câmara. O grande mérito foi ter acreditado em algo que para muitas pessoas era "passado", que é o rádio. Na verdade, o rádio se reinventa. É um veículo importante e estratégico de comunicação. É passado, presente e com certeza também é futuro - concluiu Malacrida.
Bruno Lara / ASTRAL.
Simpósio sobre mulheres na política reuniu lideranças femininas das três esferas públicas de poder
Parlamento deve inaugurar a TV nos próximos meses
Presidente da Câmara Municipal, Daniel Laranjeira, busca modelos de vanguarda para modernizar a comunicação com a população