Assembleia começou há sete anos a investir e valorizar mais a comunicação do parlamento
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) inaugurou, quinta-feira (31), o novo estúdio da emissora legislativa. O espaço de 165m2 tem equipamentos técnicos de última geração que vão ajudar a TV a ser mais moderna, produtiva e fazer filmagens ao vivo e gravadas, de forma simultânea.
Entre outras características, o novo estúdio é todo revertido em chroma key para a inserção de modelos de cenários, tem uma câmera robótica e transmissores sem fio de sinal de vídeo, como forma de eliminar os cabos. O ambiente remodelado comporta, ainda, uma segunda sala de direção de imagem, uma sala de intérprete de Libras, um camarim e uma sala de reuniões.
Com 64 profissionais, entre servidores efetivos, comissionados e terceirizados, a TV tem três programas considerados carros-chefe na grade de programação: "Entrevista da Hora"; "Entrevista Coletiva"; e os informativos sobre as atividades parlamentares.
Segundo Rosemeire Felfil, que no dia da inauguração exercia o cargo de secretária de Comunicação Social da ALMT, os investimentos e a valorização da importância da área para a transparência da Casa e a proximidade com os cidadãos começaram há sete anos.
- A Secom deu início ao projeto ambicioso de modernização de toda a sua estrutura que contou com a remodelação das redações, dos núcleos de fotografia, publicidade, além da estruturação da rádio, e agora essa reforma na TV Assembleia - informou Felfil.
Superintendente da TV, Jaime Neto diz que esta é mais uma etapa de consolidação dos trabalhos da emissora e um indicativo do crescimento para os próximos anos.
- Tudo isso marca os novos tempos da TV. Os próximos passos, agora, são na direção do avanço do sinal digital para chegar a muito mais municípios do estado - comentou o jornalista.
O sinal da TV da ALMT chega hoje a 47 cidades do estado. A expectativa é a de que ainda em 2025 a transmissão atinja mais 15 municípios, chegando a 75% da população. A conquista vai ajudar a emissora a tornar ainda mais real o seu slogan, que é "O canal da cidadania".
Homenagem
Durante a cerimônia de inauguração, o jornalista Wanderley Oliveira, ex-presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), da qual esteve à frente entre 2017 e 2019, recebeu homenagem póstuma. Ele passa a emprestar o nome para a redação de jornalismo, a área técnica, a pós-produção e o setor administrativo da emissora. Leia matéria completa aqui:
Bruno Lara / ASTRAL.
O veículo é a primeira emissora de rádio do interior do país a ser integrada à Rede Legislativa de Rádio e TV
O calendário de eventos da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) prevê, até o momento, cinco atividades em 2025.
Evento online será no dia 18/03, com debate sobre legislação e tecnologia nas TVs públicas