Gerente de designer vai ministrar workshop na Câmara de Campinas
Um princípio da comunicação pública é aperfeiçoar o relacionamento entre as instituições representadas por esse campo e os cidadãos. Uma estratégia que pode ser eficiente para atingir esse objetivo é a chamada "User experience (UX)". Este será o tema de um workshop a ser ministrado pela gerente de designer Viviane Delvequio, durante o 2º Congresso de Comunicação Pública/Sudeste, evento que acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Câmara Municipal de Campinas-SP.
A chamada UX é uma área relativamente nova, tendo se desenvolvido a partir do final da década de 1990. O objetivo é compreender e aperfeiçoar a experiência dos usuários em relação a determinados produtos ou serviços, como por exemplo, a maneira de se relacionar com um site, um aplicativo ou um perfil de uma rede social.
É preciso realizar testes e avaliações posteriores para saber se a solução para determinado desafio está obtendo êxito. Esse desafio pode ser, por exemplo, tornar acessível e intuitivo o processo em que um cidadão busca informações sobre um conjunto de leis a respeito de determinado tema numa base de dados.
Viviane explica que, para isso, a UX utiliza recursos de outros campos científicos, como: da psicologia, para compreender o comportamento e pensamentos dos usuários; da sociologia, que pode ajudar a esclarecer tendências e preferências de grupos; e das artes, para tornar a interface e os elementos visuais de determinada plataforma mais fáceis e agradáveis na interação com o usuário.
O tema do UX tem relação direta com outras palestras do Congresso de Comunicação Pública/Sudoeste, como a apresentação sobre "linguagem simples", do professor Thiago Pinheiro Rosa, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através deste link.
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