Câmara de Barretos implementa serviço de inclusão para pessoas surdas

Aplicativo permite comunicação simultânea através de 200 intérpretes disponíveis

Câmara de Barretos implementa serviço de inclusão para pessoas surdas

A Câmara Municipal de Barretos (SP) implementou um serviço online de aplicativo de celular para atender à população surda que frequenta o parlamento e busca informações sobre os trabalhos da casa e dos vereadores. Através do software Signum Web, mais de 200 profissionais de tradução de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estão cadastrados para conversar simultaneamente, através de chamadas de vídeo, com os cidadãos que precisam da plataforma.


Para utilizar os recursos, basta apontar a câmera do celular para um dos painéis com o QR Code disponíveis na casa: no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), na Ouvidoria ou nas chefias de gabinete dos 17 vereadores. Um dos intérpretes será acionado para interagir com o solicitante, podendo, inclusive, fazer a mediação da comunicação com algum parlamentar ou servidor da Câmara.


O jornalista André Souza, diretor de Comunicação da Câmara de Barretos, disse que "a primeira experiência" no uso do aplicativo foi "emocionante":


- No começo, muitos duvidaram da importância do serviço. Mas, no dia em que a empresa disponibilizou o QR Code, convidamos um surdo para testar. Quando a gente viu a felicidade dele em conseguir um atendimento dentro de um órgão público, muitos choraram e perceberam a importância de ampliar as ferramentas de acessibilidade. Se houver uma única pessoa precisando do serviço, já vale o esforço do Poder Público para garantir o atendimento - disse o jornalista.


A população de Barretos é de mais de 120 mil pessoas, das quais cerca de 300 têm algum tipo de deficiência auditiva. O pagamento à empresa que fornece o serviço para a Câmara é feito por demanda, sendo R$ 2,00 por minuto utilizado. Quando não houver a utilização do aplicativo, o pagamento não é devido.


Além do Signum Web, a Câmara de Barretos também passou a oferecer aos internautas e telespectadores da TV do parlamento apresentação simultânea em Libras durante as sessões.


O presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), o jornalista Gerson de Castro, disse que esse tipo de iniciativa deve servir de exemplo e estímulo para parlamentos de todo o Brasil.


- Iniciativas como a da Câmara de Barretos são bastante louváveis e devem se multiplicar pelo nosso País. Quaisquer ações que resultem em benefício e na inclusão de pessoas com deficiências são por demais importantes para o avanço da comunicação pública, em particular do Poder Legislativo com a sociedade como um todo - ressalta Gerson de Castro.


Bruno Lara / ASTRAL.


MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia