Informativo latino-americano exibe matérias de TVs legislativas brasileiras

Reportagem da Câmara dos Deputados, do Senado e da TV ALBA foram contempladas no programa

Informativo latino-americano exibe matérias de TVs legislativas brasileiras
O informativo Legislamerica Informa do mês de maio exibiu reportagem de três casas parlamentares do Brasil: a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O programa de quase uma hora publicado no Youtube é uma iniciativa da Associação Latinamericana de Comunicação Audiovisual Parlamentar (ALCAP).


A reportagem da TV da Câmara dos Deputados, veiculada no primeiro bloco do informativo, tratou sobre votações no Plenário em favor da pauta das mulheres e do meio ambiente, como: a criação de salas de acolhimento em unidades de saúde pública exclusivas a mulheres vítimas de violência; a igualdade de oportunidade para grávidas em processos seletivos de universidades; e um programa de aceleração de transição energética, com base em fontes renováveis e baixas emissões de carbono.


Já no segundo bloco, uma reportagem trata sobre os 200 anos do Senado Federal, instituição que, através de 81 senadores, representa os 26 estados e o Distrito Federal. Um trecho da solenidade de comemoração realizada no dia 25 de março deste ano foi exibido, com parte de um discurso do presidente da chamada câmara alta brasileira, o senador Rodrigo Pacheco.


A matéria também abordou sobre um seminário internacional promovido pelo Senado a respeito do impacto das novas tecnologias na democracia, também realizado no dia 25 de março. O evento contou com a presença do pesquisador Manuel Castells, um dos maiores especialistas do mundo nesta área e ex-ministro das Universidades da Espanha. As comemorações do bicentenário do Senado seguem com eventos até o fim do ano.


Por fim, foi transmitida uma matéria produzida pela TV da Assembleia Legislativa da Bahia, que abordou sobre a educação dos povos indígenas no estado. Ao todo, 700 professores indígenas trabalham em 27 escolas que atendem a mais de 7.500 alunos com esse perfil da população. O vídeo mostra uma visita que o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, fez à ALBA em abril, quando entregou aos deputados um projeto de lei para reestruturar a carreira dos professores indígenas.


Para o presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), Gerson de Castro, o Informativo Legislamerica abre uma janela para ampliar a visibilidade do %u201Cbom trabalho realizado pelas emissoras legislativas associadas à entidade%u201D. Ele acrescenta:


- Representa, por extensão, uma excelente oportunidade de divulgação das atividades das casas legislativas brasileiras, o que contribui para o fortalecimento do Legislativo e da democracia, e sua visão em âmbito internacional -  avalia o jornalista Gerson de Castro.


Bruno Lara / ASTRAL.

MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia