Filiadas à Astral disputam o Prêmio Unale Assembleia Cidadã
Resultados serão anunciados no dia 10 de novembro
07/11/2023 09:06
Quatro assembleias filiadas à Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) tiveram projetos classificados para a final da quarta edição do Prêmio Assembleia Cidadã de 2023, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Os resultados serão anunciados no dia 10 de novembro, durante a 26ª Conferência Anual da Unale, em Fortaleza-CE. Cada projeto vencedor das três categorias vão ganhar R$ 20 mil, além de troféu transitório e o direito de usar o selo Assembleia Cidadã.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) está concorrendo nas categorias: “Gestão”, com a “Plataforma Legislativa Oficial de Transparência Ativa e Participação Popular em Formato de Rede Social”, aplicativo através do qual é possível acompanhar processos e projetos de lei; e “Projetos Especiais”, com “Conhecendo o Parlamento”, programa que leva estudantes a compreenderem a importância e como funciona os trabalhos parlamentares.
Já o parlamento estadual do Rio Grande do Norte está concorrendo na categoria “Atendimento ao Cidadão” com o programa “Assembleia e Você”, que promove inclusão social e oferta serviços para a população em diversas áreas, como saúde, educação e assessoria jurídica, entre outras. Quase cem mil pessoas do estado já foram atendidas desde 2019, quando o projeto dirigido pelo economista Ricardo Camarão foi criado.
- O “Assembleia e Você” é muito importante porque ajuda a interiorizar o legislativo potiguar, em especial para pessoas mais vulneráveis socialmente, através de um leque de serviços itinerantes. A gestão do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira, e os servidores da Casa têm tido essa preocupação de fiscalizar e levar desenvolvimento para o estado. É uma grande satisfação nossa esse trabalho estar na final do Prêmio da Unale – disse Ricardo Camarão, que é diretor de Políticas Complementares da Assembleia.
Também na mesma categoria “Atendimento ao Cidadão”, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALSC) compete com o projeto “Comseg Escolar e o Enfrentamento do Problema da Segurança nas Escolas”. Trata-se de um comitê instituído pelo parlamento estadual catarinense e formado por mais de 30 entidades civis organizadas, que têm o objetivo de alinhar medidas de proteção às escolas do estado. A iniciativa surgiu em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau em abriu do ano passado, vitimando nove crianças.
Confira abaixo todos os finalistas do Prêmio Unale Assembleia Cidadã:
Categoria Gestão
– PLe: A Plataforma Legislativa Oficial de Transparência Ativa e Participação Popular em Formato de Rede Social (CLDF)
– SAPL – Sistema de Deliberação Remota das Comissões (ALERR)
– Implementação da Agenda Global – ODS -2023 (ALPB)
Categoria Atendimento ao Cidadão
– Mit Legislativo + Cidadão Aleam (ALEAM)
– Comseg Escolar e o Enfrentamento do Problema da Segurança nas Escolas (ALESC)
– Assembleia e Você (ALRN)
Categoria Projetos Especiais
– Caravana do Legislativo – Lei Paulo Gustavo (ALETO)