Esse foi o tema da fala de Vinícius Franzoni, diretor da ASTRAL, no 3º Congresso de Comunicação Pública - Sudeste
Uma das palestras apresentadas durante o 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste tratou sobre o processo de institucionalização da comunicação pública. Vinícios Franzoni, que é diretor da Região Sudeste da Associação Brasileira de Rádio e TV Legislativa (ASTRAL), foi quem abordou o tema, na manhã de 5 de fevereiro.
O Congresso foi realizado nos dias 5 e 6, na Câmara de Praia Grande – SP. Durante a palestra, Franzoni explicou o modelo de institucionalização da comunicação pública implementado no parlamento de Araras, no qual ele ocupa o cargo de diretor de Comunicação.
Uma das medidas iniciais foi implementar uma Agência de Notícias, da qual os vereadores, a Escola Legislativa, a TV Câmara, entre outros órgãos, passaram a ser considerados como clientes da Diretoria de Comunicação. Para isso, foi produzida uma identidade visual padronizada para garantir transparência e unidade institucional.
Frazoni reforçou a importância de formar parcerias institucionais para potencializar os trabalhos. Uma dessas parcerias é com a Escola do Legislativo, que recentemente obteve o Selo de Reconhecimento em Educação Legislativa e Cidadã, Prêmio oferecido pela Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas (APEL).
Um dos indicadores do sucesso desse trabalho pode ser constatado nas 20 visitas que a Câmara de Araras recebeu ao longo de 2025 por parte de outras instituições interessadas em conhecer de perto o que vem sendo feito na área de comunicação e educação.
A questão das redes sociais também foi abordada. Franzoni explicou que a Câmara de Araras mantém perfis no Tiktok, no Facebook e no Instagram, que é o principal canal de comunicação do legislativo municipal, com mais de 2 mil publicações, mais de 5 mil seguidores, quase 28 mil contas alcançadas (entre 28/08/2025 e 25/11/2025) e quase 400 mil visualizações (também entre 28/08 e 25/11/2025).
O diretor Regional Sudeste da ASTRAL disse que a questão da quantidade de seguidores não deve ser tão central. Para ele, quem tem milhões de seguidores são influencers populares. Perfis como os das casas legislativas precisam disponibilizar informação de forma clara, confiável e transparente.
Para que esse conhecimento e essa experiência possam ser aproveitadas por outros profissionais e outras instituições parlamentares, a Diretoria de Comunicação e a Escola do Legislativo da Câmara de Araras disponibilizaram o Manual de Integração, documento em PDF com 22 páginas (link aqui).
Além de Franzoni, a mesa-redonda “A comunicação pública nos legislativos municipais” contou com a participação de: Cíntia Papile (Câmara de Porto Feliz-SP); Artur Novak Júnior (Câmara de Praia Grande-SP); Érison Martins (Câmara de Barueri-SP); e Rebeca Moreira (Câmara de Itapevi-SP). A mediação foi feita pelo jornalista Marcelo Simões, da Câmara de Itapevi.
Clique aqui e assista à palestra “Como institucionalizar o Departamento de Comunicação”, de Vinícios Franzoni.
Leia também:
“Sem comunicação, não há relacionamento entre parlamento e sociedade”, disse Gerson de Castro
Bruno Lara / ASTRAL.
Esse foi o tema da fala de Vinícius Franzoni, diretor da ASTRAL, no 3º Congresso de Comunicação Pública - Sudeste
Declaração foi dada durante abertura do 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste
Inscrições gratuitas para o evento Comunica!, em Praia Grande, estão abertas