Assembleia do Piauí é a mais nova filiada da ASTRAL

Com TV e rádio, parlamento busca novos desafios de comunicação pública

Assembleia do Piauí é a mais nova filiada da ASTRAL

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI) oficializou a filiação à Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), que agora soma 45 entidades cadastradas no quadro associativo.


A jornalista Nadja Rodrigues, diretora da TV Assembleia do Piauí, comentou sobre os fatores que levaram a instituição parlamentar a formalizar a adesão.


- A ASTRAL desempenha um papel fundamental no fortalecimento da comunicação pública, democrática e institucional, através de parcerias, intercâmbio de conteúdos, capacitações técnicas, eventos e articulação institucional - declarou - A TV Assembleia do Piauí pode contribuir ativamente para a comunicação legislativa nacional ao compartilhar experiências bem-sucedidas, conteúdos relevantes, formatos inovadores de programação e iniciativas voltadas à educação cidadã, à transparência e ao acesso à informação - completou a diretora da TV ALEPI.


Os destaques da grade de programação da emissora piauiense são as transmissões ao vivo das sessões plenárias, solenes, das reuniões das comissões temáticas e das audiências públicas. Entre outros programas, o veículo legislativo leva ao ar diariamente três telejornais, um programa esportivo e um programa de entrevistas. A equipe da TV e da rádio é formada por, aproximadamente, 120 profissionais, entre jornalistas, técnicos e pessoal do setor de operações.


- Educação, prestação de serviço, cultura, programas especiais, documentários, religiosos e inclusivos são alguns exemplos de produções que compõem a grade da nossa emissora – explicou Nadja.


A TV e a rádio são dois dos veículos fundamentais para a Assembleia Legislativa do Piauí conquistar da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em 2025, o Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública. O prêmio é uma certificação nacional como reconhecimento às instituições públicas cujos trabalhos contemplem a abertura de informações à sociedade, a integridade e as boas práticas de governança.


O presidente da ASTRAL, jornalista Gerson de Castro, comemorou a filiação da emissora da Assembleia Legislativa do Piauí:


- Ficamos muito felizes com o ingresso da ALEPI e de sua emissora na ASTRAL. Tenho certeza de que temos muito a aprender e a ganhar com esta filiação e será uma enorme honra poder contribuir para o avanço da comunicação pública e legislativa e com o trabalho de excelência que vem sendo realizado pelos colegas piauienses.


O sinal da TV Assembleia do Piauí é transmitido pelos seguintes canais, em TV aberta: em Teresina - 17.1; em Picos - 18.1; em Parnaíba - 19.1; em Floriano - 16.1. A programação também é exibida pela Claro, no canal 7; pela Vivo, no canal 09; e pela Oi, no canal 215. Já a rádio FM pode ser sintonizada no canal 98.3.


Bruno Lara / ASTRAL.


MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia