Em 2025, foram feitas oito filiações já efetivadas ou em andamento
A Câmara Municipal de Campinas (SP) é a mais recente entidade filiada à Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL). Com essa adesão, realizada no dia 12 de dezembro, o quadro associativo agora soma 44 parlamentos municipais e estaduais cadastrados.
Segundo Roberto Cardinalli, assessor de imprensa da Câmara de Campinas e jornalista da TV legislativa deste parlamento, a filiação da entidade está de acordo com um projeto de resolução aprovado por unanimidade pelos vereadores, com o objetivo de aprimorar os trabalhos da emissora e da Escola do Legislativo.
O entendimento é o de que, portanto, nessa fase de transição e busca de novos desafios, a parceria com a ASTRAL possa ajudar o parlamento na adaptação dos processos tecnológicos, informacionais e de relações com instâncias de governos.
- A ASTRAL é uma entidade referência no país, principalmente no desenvolvimento e apoio às emissoras públicas de comunicação. A ideia é nos unirmos à Astral para fortalecer as ações e interagir para levar cada vez mais informação de qualidade à sociedade – disse Cardinalli.
O presidente da ASTRAL, jornalista Gerson de Castro, celebrou a filiação e deu boas-vindas ao parlamento e aos respectivos profissionais.
- O ingresso da Câmara Municipal de Campinas na ASTRAL é mais uma prova de que continuamos no rumo certo, e contar com essa equipe atenta reforça o nosso time e aumenta a nossa responsabilidade, além de ampliar nossa capacidade de articulação no estado de São Paulo. Que sejam muito bem-vindos! - declarou.
A TV Câmara de Campinas é transmitida durante as 24 horas do dia pelos canais 11.3 (TV aberta), 4 da Claro e 9 da Vivo. Alguns dos principais programas da grade de programação são: o Estúdio Câmara, transmitido pela manhã com especialistas debatendo assuntos cotidianos da população, como bem-estar, comportamento, tecnologia e mercado de trabalho; o telejornal diário Câmara Notícias, transmitido ao meio-dia; e o Memórias da Cidade, que é um documentário composto por fatos históricos da cidade.
Além desses, há o Central IA, programa ancorado pela Iria, apresentadora criada por inteligência artificial, e o Na Casa do Povo, um podcast com entrevistas que tem o objetivo de apresentar aspectos mais humanizados (menos institucionalizados) dos vereadores da cidade. Esses conteúdos também podem ser acompanhados no canal da emissora no Youtube, que hoje tem 36 mil vídeos publicados e mais de 43 mil usuários inscritos.
A gestão da emissora é terceirizada, sob a administração da empresa Grupo Mais. Somando editores, repórteres, produtores e cinegrafistas, a equipe é formada por cerca de 30 profissionais.
Das atuais 44 filiadas da ASTRAL, as câmara municipais de Bagé (RS), Jaguaruana (CE), Monte Sião (MG) e Campinas (SP) se associaram em 2025. Há, ainda, mais quatro parlamentos em processo de efetivação cadastral: as assembleias legislativas dos estados do Piauí, de Rondônia e da Paraíba, além da Câmara Municipal de São Paulo.
Bruno Lara / ASTRAL.
Inscrições gratuitas para o evento Comunica!, em Praia Grande, estão abertas
Com TV e rádio, parlamento busca novos desafios de comunicação pública
Em 2025, foram feitas oito filiações já efetivadas ou em andamento