Tecnologia e integração das emissoras legislativas marcaram os debates
Gestores, pesquisadores, profissionais técnicos e autoridades políticas marcaram presença no XVI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas. O evento aconteceu no dia 3 de dezembro, em Bento Gonçalves, cidade da Serra Gaúcha. O objetivo foi debater o papel e os trabalhos da entidade e da comunicação pública como um todo, diante do contexto das rápidas transformações tecnológicas que têm impactado o setor de mídias.
O Encontro integrou a 28ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Dall’Onder Grande Hotel. As atividades da Associação foram abertas pelo presidente da ASTRAL, jornalista Gerson de Castro, que reforçou a importância daquele momento para integrar as emissoras associadas e afinar as estratégias para superar desafios em comum:
- O 16º Encontro Nacional da Astral foi muito diversificado e proveitoso. Abrimos espaços para parceiros, fornecedores e prestadores de serviço. Soluções para problemas e desafios comuns também foram apresentados, assim como tivemos espaços para exposição de cases de sucesso e um painel sobre a atual situação e as perspectivas bastante animadoras de crescimento da Rede Legislativa de Emissoras de Rádio e Televisão. Enfim, tivemos um encontro plural e de muito diálogo - declarou Castro, que há dez anos também chefia a Divisão de Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).
Logo após a sessão de abertura, a executiva Elaine Brustolin ministrou uma palestra sobre como a empresa Mediastream, da qual ela é representante, pode ajudar a superar desafios da ASTRAL e das casas legislativas, em termos de aplicação tecnológica na gestão de conteúdo, transmissão ao vivo, migração para o ambiente streaming e outras experiências digitais. O tema tem sido uma prioridade das casas legislativas, na medida em que a concretização da TV 3.0 fica cada vez mais evidente.
- É com esse espírito que estamos unindo tecnologia, experiência e apoio institucional para que as assembleias e as câmaras possam modernizar a sua presença digital, qualificar suas transmissões e ampliar o alcance de suas iniciativas. Participar deste evento realizado pela ASTRAL é uma oportunidade de aprofundar essa colaboração, compartilhar visão e apresentar como a tecnologia pode potencializar a comunicação legislativa – afirmou.
O Encontro abordou, ainda, outras palestras com temas determinantes para o desenvolvimento das instituições que envolvem a área. Entre elas, o vice-presidente de Redes e Tecnologia da ASTRAL, Carlos Neiva, tratou sobre o processo de implantação da TV 3.0 no Brasil e atualizou o público a respeito do Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações. Já Érico da Silveira, vice-presidente de Relações Institucionais da ASTRAL, falou sobre “Menos canal, mais rede: um novo jeito de pensar conteúdo”, em que fez um panorama do contexto social e tecnológico de atuação das emissoras legislativas.
A presidente da Unale, deputada estadual pelo Rio de Janeiro Tia Ju, comentou sobre as relações institucionais entre a entidade dirigida por ela e a ASTRAL.
- A parceria entre a ASTRAL e a UNALE é histórica e estratégica, pois une os legislativos e suas emissoras em um esforço conjunto para qualificar o serviço público, ampliar o acesso à informação e aproximar cada vez mais o parlamento da sociedade – declarou.
Confira aqui a matéria que antecedeu o XVI Encontro da ASTRAL.
Bruno Lara / ASTRAL.
Inscrições gratuitas para o evento Comunica!, em Praia Grande, estão abertas
Com TV e rádio, parlamento busca novos desafios de comunicação pública
Em 2025, foram feitas oito filiações já efetivadas ou em andamento