Programa Brasil Digital e Rede Legislativa foram dois dos temas abordados" /> Programa Brasil Digital e Rede Legislativa foram dois dos temas abordados" />
Programa Brasil Digital e Rede Legislativa foram dois dos temas abordados
O presidente da Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), Gerson de Castro, mediou um debate sobre comunicação legislativa, realizado no dia 5 de dezembro. O evento integrou a 28ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que aconteceu em Bento Gonçalves (RS).
- Os canais legislativos são instrumentos de comunicação do parlamento com a sociedade. E quanto melhor for essa comunicação, melhor será o andamento da respectiva casa legislativa e também o funcionamento da democracia – afirmou Castro.
O painel também contou com a participação do vice-presidente de Relações Institucionais, Rede e Tecnologia da ASTRAL, Carlos Neiva. Entre outros assuntos, o engenheiro tratou sobre a Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, da qual ele é supervisor. A agremiação foi criada em 2012 pela Câmara dos Deputados para dar mais transparência e publicidade às casas parlamentares de todo o brasil, tanto as municipais e estaduais, quanto as do Congresso Nacional.
- A Rede Legislativa conta com mais de 1600 estações hoje em dia em todo o Brasil, mas o nosso objetivo é continuar crescente nos municípios que ainda não têm o sinal. Temos protocolado no Ministério das Comunicações mais de 500 pedidos para implantação de mais estações – declarou.
Outros especialistas também compuseram o debate. Daniela Schettino, diretora do Departamento de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do Ministério das Comunicações, falou sobre “Políticas públicas de digitalização e oportunidades para o Legislativo”. A temática abordada incluiu o Programa Brasil Digital, que tem sido importante para ajudar na expansão da Rede Legislativa.
- (Esse Programa) foi uma iniciativa pensada, com a ajuda da Rede Legislativa e representantes da Empresa Brasil de Comunicações (EBC), em como expandir a TV pública no Brasil. Com esse objetivo de ampliar a oferta de TV digital da radiodifusão pública no país, nós conseguimos aprovar esse projeto no Novo PAC para contemplar cerca de 250 municípios – declarou Schettino.
Já Octavio Penna Pieranti, do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), abordou o tema “Perspectivas de regulamentação da TV 3.0”.
Confira aqui o painel no canal da TV Unale no Youtube.
Leia também
Encontro Nacional da ASTRAL debate a comunicação legislativa 4.0
Humanidade conectada é tema da Conferência da Unale
Bruno Lara / ASTRAL.
Inscrições gratuitas para o evento Comunica!, em Praia Grande, estão abertas
Com TV e rádio, parlamento busca novos desafios de comunicação pública
Em 2025, foram feitas oito filiações já efetivadas ou em andamento