Presidente da Astral participa de painel regulatório da SET Nordeste

Presidente da ASTRAL destaca importância de unir setores públicos e privados da radiodifusão nacional

Presidente da Astral participa de painel regulatório da SET Nordeste

O presidente da Associação Brasileira de Televisão e Rádio Legislativa (ASTRAL), Gerson de Castro, integrou as discussões do painel “Atualizações e Perspectivas Regulatórias: Tecnologia e Regulação em Diálogo”. O debate compôs a programação do SET Nordeste 2025, evento que aconteceu durante toda sexta-feira (30), no Hotel Sonata, em Fortaleza (CE).


- É com muita alegria que participo desse evento, porque mostra a sensibilidade da SET em perceber que na questão da radiodifusão existem novos atores. Nesse cenário de mudanças tecnológicas e do mercado, a previsão é a de que as emissoras públicas, em especial as legislativas, cresçam bastante. Assim, o momento precisa ser de cooperação entre todos os que atuam no campo da comunicação pública e, também, entre o setor público e o privado – disse o presidente.


Ele comentou, ainda, sobre as oportunidades e desafios da TV 3.0, cujo decreto para regulamentar o tema foi publicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 27 de agosto. A nova tecnologia, que congrega televisão e internet e vai aumentar a qualidade técnica de som e imagem do veículo, já começou a movimentar o mercado de radiodifusão no país, prometendo impactar a maneira de produzir e divulgar conteúdos, além da interação com os públicos.


- Um desafio enorme é: como acompanhar o processo, como preparar as emissoras, como fazer com que as TVs legislativas tenham apoio, e não percam relevância diante deste novo cenário. A ASTRAL, que representa mais de 40 parlamentos no Brasil, com diferentes níveis de estruturas, está indo buscar soluções para isso – afirmou Castro.


O painel do qual o presidente da ASTRAL participou foi composto, ainda, pelos seguintes nomes: Carmen Lucia, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert); Frederico de Oliveira, coordenador substituto de Processo de Licenciamento e Autorização de FR de Radiodifusão, da Anatel; Tawfic Awwad, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações; e Wender Almeida de Souza, assessor técnico de engenharia da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL).


Bruno Lara / ASTRAL.


MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia